De frente para geladeira

Sabe quando você abre a geladeira e, por um instante, esquece o que havia ido buscar ou o que pretendia fazer? É mais ou menos a sensação que parece viver o ABC quando o árbitro da partida dispara o apito inicial. O som do objeto aparentemente tem o poder de desligar o cérebro coletivo da equipe alvinegra que vira um corpo acéfalo. Um morto-vivo. Um zumbi que caminha sem destino certo por 90 minutos e seus acréscimos.

Contra o Altos, do Piauí, na primeira partida dos dois jogos do time na pré-Copa do Nordeste que podem garantir a presença no Nordestão 2020, os lampejos de lucidez vieram mais uma vez do meia Anderson Rosa e, eventualmente, de um ou outro jogador que ameaçava quebrar o estado de dormência em campo.

O ABC foi uma sucessão de chutes sem direção, passes de pouca precisão e cruzamentos na área numa esperança vã de que uma cabeça encontrasse fortuitamente a bola para que ela terminasse no gol adversário. Nos espamos de consciência em que conseguiu criar algo real, não houve capacidade motora para que o toque final terminasse no fundo das redes.

Não há o que comemorar no clube. A vitória na estreia da Série C contra o Náutico-PE foi um resultado fruto, especialmente, da atuação individual de um jogador. É como uma música, refém de uma nota apenas, ela se torna previsível ou, quando a nota não alcança o tom correto, a melodia inteira desanda para um som impossível de ouvir sem querer tapar os ouvidos – ou olhos.

O que o torcedor do ABC, na verdade não tem conseguido tapar nas últimas semanas, é a boca. Reclamações a torto e a direito sobre o desempenho da equipe que está longe de ser o sonhado. Não há confiança de que seja possível disputar o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro ou mesmo ter um resultado diferente no duelo de volta contra os piauienses, suficiente para selar a vaga na Copa do Nordeste do ano que vem.

O tempo é curto. A luz ainda continua acesa. Lá no fundo, ela ainda brilha e irradia a esperança de que é possível recobrar a consciência. O problema é que a cada rodada que passa, a porta se fecha mais e o que era uma passagem, vira uma brecha, uma fresta. Se não despertar a tempo, o ABC se verá inerte, no escuro, desta vez, do lado de dentro da geladeira.

Displicência

A displicência do jogador Hélio Paraíba ao cobrar o pênalti que poderia assegurar o empate para o ABC é algo passível de punição. Num confronto de 180 minutos que pode garantir quase R$ 1 milhão para o início da temporada de 2020 ao Alvinegro, desperdiçar uma rara oportunidade de marcar pode significar uma competição a menos no calendário do ano que vem para o clube. Agora, com a derrota por 1 a 0 para o Altos, no Piauí, o ABC precisará de uma vitória por dois gols de diferença para ter a vaga no Nordestão do próximo ano.

Transmissão na D?

Circula a informação de que as federações estaduais de futebol receberam autorização da Confederação Brasileira de Futebol para transmitir os jogos das suas respectivas equipe na Série D do Campeonato Brasileiro pela internet. Não houve, no entanto, qualquer informação se a entidade poderia realizar parcerias com empresas de mídia para realizar as transmissões ou se o direito é exclusivo da entidade para exibir os jogos. Até o momento, a Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) não se pronunciou sobre o assunto. América de Natal e Santa Cruz são os representantes do RN na Quarta Divisão Nacional.

Confrontos definidos

Foram definidos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2019. E já nesta fase, um clássico promete agitar a disputa. Semifinalistas no ano passado, Flamengo e Corinthians voltam a se enfrentar nesta edição. Além deste confronto, outros dois duelos merecem destaque e colocam campeões brasileiros frente a frente: Atlético-MG x Santos e Cruzeiro x Fluminense. Os jogos serão disputados em quatro datas, a ser detalhadas futuramente pela Diretoria de Competições da CBF. As partidas serão realizadas nos dias 15, 22 e 29 de maio e 5 de junho.

Convocação

A convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa América 2019 está marcada para o dia 17 de maio. O técnico Tite divulgará a lista com os 23 convocados para a competição às 11h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Logo após o anúncio haverá coletiva de imprensa com o treinador. Será que veremos alguma novidade entre os convocados?

Xing-ling

Um grupo chinês demonstrou interesse em fazer investimentos no futebol nacional e o primeiro alvo pode ser o CSA-AL. O clube estaria na mira do grupo que sinalizou a intenção de compra após a agremiação alcançar a Série A do Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Rafael Tenório. Se concretizada, entretanto, não deverá resultar na mudança das cores e do nome. Não há previsão para finalização do negócio que ainda está em fase de estudos e precisa ser aprovado pelo conselho deliberativo do CSA.

Cai ou não cai?

O técnico Abel Braga está na berlinda no Flamengo. Após uma sucessão de atuações nada convincentes, ainda que o time tenha conseguido vitórias nos primeiros quatro meses do treinador no clube, a queda parece uma questão de tempo. A pressão sobre ele só aumenta e a diretoria começa a desconfiar sobre o futuro do rubro-negro sobre seu comando. A falta de nomes disponíveis no mercado trabalha em favor de Abel, mas um novo tropeço pode significar a queda do comandante do milionário elenco do Fla.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s