O campeão voltou

Torci. Torci para que o melhor futebol vencesse. E mesmo longe de ser uma grande partida, a decisão do Campeonato Potiguar entre ABC e América teve cara de final. Mais de 21 mil torcedores entre alvirrubros e alvinegros viram o campeão de 2019 ser decidido nos segundos finais do duelo.

E o vencedor foi justamente aquele que demonstrou não apenas mais vontade de vencer, mas impôs uma vitória técnica e justa. O gol no instante derradeiro foi um detalhe para apimentar com emoção uma final de campeonato. Durante toda a partida, os Alvirrubros não apenas saíram à frente no marcador no gol de Jean Patric, mas eram claramente melhores. Um time convicto do que precisava fazer.

Esbarrou, várias vezes, é verdade, na vontade dos rivais que sonham com o tetracampeonato estadual. O desejo alvinegro materializou através do zagueiro Maurício um empate improvável. Mas a alma rubra era alimentada pelo jejum de títulos. Foi às duas finais de turno, venceu a segunda e mostrou que estava pronto para ser novamente campeão potiguar.

A persistente igualdade no placar foi um ingrediente especial para engasgar o grito vindo das arquibancadas por tempo suficiente para ele ser histórico. Após uma sequência de escanteios, o zagueiro Alison subiu e desviou de cabeça para levantar a torcida americana e a taça.

O resultado é importante não apenas pelo título rubro, mas também para reforçar a direção para onde o América precisa seguir para encarar o desafio da Série D do Campeonato Brasileiro e tentar recuperar o terreno perdido ao longo dos últimos anos no cenário nacional.

A manutenção do técnico Moacir Júnior para a sequência da competição dá o tom de que a direção entendeu a mensagem. Agora é esperar para ver se a semente plantada nesta primeira parte da temporada rubra trará o sonhado fruto do acesso. Aos americanos, hoje, não basta ser campeão. Tem que subir. Mas, de fato, o torcedor já pode olhar de lado e dizer: o campeão voltou.

Mensagem

Pode parecer estranho, mas a derrota na decisão para o América não poderia ser mais importante e sintomática para o ABC. Um eventual título poderia obscurecer as deficiências abecedista e criar a ilusão de que as coisas vão bem. O grupo passa por uma baixa técnica importante, tem perdido competitividade e poder de criação, o que resultou em duas eliminações consecutivas na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, além da perda do próprio título estadual em si.

Mudar

Iniciar uma mudança é importante. Meio time desembarcou para o clube, mas é preciso fazer a equipe jogar. Não apenas o elenco precisa de reforços, mas o futebol praticado precisa mudar e isso é um consenso, até mesmo para os abecedistas mais apaixonados. Não há, até a publicação desta coluna, informações sobre a mudança do comando técnico e a saída do treinador Ranielle Ribeiro. Nesta quinta-feira (25), a direção deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto.

Atrasou

A entrega da taça de campeão estadual atrasou ao menos 30 minutos para acontecer em razão da invasão de campo pela torcida do América. Com milhares de pessoas no gramado da Arena das Dunas, a Polícia Militar e a segurança do estádio precisaram intervir para assegurar condições para a entrega do trófeu. Empurrões, tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral foram necessários. Nota triste da decisão.

Craques

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol realiza nesta quinta-feira (25), a partir das 19h, a 8ª edição do Prêmio Craque Potiguar, evento marcado para a Arena das Dunas. A festa reunirá os melhores atletas do Estadual e terá o anúncio da Musa do Futebol Potiguar 2019.

Pré-Nordestão

Com o vice-campeonato estadual, o ABC-RN entrará na Pré-Copa do Nordeste para dois confrontos para tentar garantir presença na fase de grupos da competição. Nas próximas duas quartas-feiras, respectivamente nos dias 1º e 8 de maio, os Alvinegros enfrentarão o Altos-PI no formato de mata-mata. Em caso de empate, o jogo é decidido nas penalidades máximas.

Fato

O fato é que para abecedistas e americanos, não haverá muito tempo para pensar. No próximo domingo (28), os alvinegros já entram em campo pela Série C contra o Náutico-PE, no Frasqueirão, às 18 horas, pelo Grupo A. O América, já no dia 4, faz sua estreia na Série D, contra o Serrano-PB, no estádio Amigão, em Campina Grande. O jogo é válido pelo Grupo A06.

Globo e Santa

O Globo também faz sua estreia na Série C no domingo, contra o Imperatriz-MA, fora de casa. No dia 5, é a vez do Santa Cruz de Natal entrar em campo contra o Floresta, do Ceará, pela Série D. A partida começa às 16h.

Anúncios

Um comentário sobre “O campeão voltou

  1. Excelente o campeonato para o AFC. Dá uma oxigenada no nosso futebol, e mexe com a vida dos cartolas, que andam muito à vontade, se sentindo donos dos clubes. Parabéns pelo texto. Um abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s