Ídolos esquecidos

Os ídolos são imagens que representam uma divindade adorada como se fossem a própria divindade. Na história da humanidade, culturas diversas possuíam seus templos para adoração e culto às figuras místicas que transformam o impossível em realidade. O esporte e a mitologia se misturam em diversas ocasiões da história da humanidade, especialmente a grega, com seus deuses e heróis míticos.

Um ídolo é, originalmente, um objeto de adoração que representa materialmente uma entidade espiritual ou divina

Pelo mundo, os templos não são mais os lugares de adoração desses deuses modernos do esporte. Estádios, arenas, ringues, as pistas e o próprio mar são o território das realizações improváveis. Infelizmente, o Rio Grande do Norte está longe de consagrar seus desportistas e paradesportistas.

O impossível para eles, muitas vezes, não é superar o milésimo de segundo, o centímetro, alcançar o giro perfeito. Em geral, as dificuldades se apresentam em formas mais simples, como ter o dinheiro para se inscrever nas competições, viajar para as disputas em si, ter um equipamento ou mesmo um lugar para treinar.

Aqui, após anos de luta, o Bolsa Atleta virou lei através de iniciativa parlamentar da então deputada Márcia Maia na Assembleia Legislativa. Gerida pelo Governo do Estado ainda na gestão Robinson Faria, funcionou a duras penas, com atrasos, por apenas um ano.

Hoje, não há informações oficiais sobre a retomada do programa que deve sofrer ainda o baque da extinção da Secretária Estadual de Esportes e Lazer dentro do plano de reorganização administrativa. Num cenário assim, é loteria o nascimento de novas Magnolias, Joanas, Virnas ou Italos, Jadsons, Renans, Oscars, Marinhos e Vicentes.

Pior, há pouco mais de um ano das olímpiadas de Tóquio, o quadro do esporte potiguar está longe de ser empolgante, mesmo diante dos esforços individual ou de pequenas Federações que tentam manter a chama da esperança e da vitória vivas à indiferença, como ídolos esquecidos no alto de um monte inabitado de paixão.

Cade o incentivo?

Apesar de implantado o Bolsa Atleta no RN, o programa não tem funcionado e tem prejudicado a programa de treinos e competições de muitos atletas no estado. Uma alternativa para garantir e reforçar um apoio sistemático aos atletas e paratletas do Rio Grande do Norte é a criação de uma Lei de Incentivo ao Esporte. Empresas podem oferecer um suporte com o aval do próprio Poder.

Na ponta da prancha

Depois da vitória na abertura, em Gold Coast, Ítalo iniciou a segunda etapa do Mundial de Surf, em Bells Beach, com a camisa amarela de número 1 do mundo e líder na corrida por uma das vagas para a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Na busca pelo bicampeonato em Bells, o surfista da Baía Formosa (RN)

Exagerado

Que Philippe Coutinho é bom jogador, ninguém dúvida. Mas após marcar um golaço na classificação do Barcelona contra o Manchester United, o jogador perdeu a mão na comemoração e afrontou a própria torcida. O brasileiro colocou os dedos nos ouvidos e falou palavrões. Jornais estão interpretando a comemoração como uma resposta à torcida, que tem vaiado o jogador nas últimas partidas. Até aqui, o barcelonista não negou.

Formiga

O próximo potiguar a entrar no octogono do UFC é Jussier Formiga. O lutador do Peso Mosca vai ao Target Center, em Minneapolis-EUA, para enfrentar no UFC Fight Night, o americano Joseph Benavidez. O confronto acontece no dia 26 de junho no Card Principal do evento.

Atletismo

Natal recebe a partir desta sexta-feira (19) a terceira edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, a maior já realizada no país. Com delegações de todos os estados e do Distrito Federal, com mais de 500 pessoas envolvidas. As provas serão disputadas na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s